Tenho problemas com relação a TV, quase não vejo e quando vejo é canal de TV por assinatura, mas o demais membros da família assistem e a gente acaba ouvindo. Os Titãs têm uma música que fala da TV. Eles dizem que a TV emburrece a gente. Será que é possível ficar mais burro ainda? Sei lá.
Sabe, viajei muito pelo Brasil, mas nunca saí para o exterior. Nunca foi uma prioridade minha e na CVRD sempre trabalhei com o mercado interno, mas gostaria muito de conhecer a Suécia e a Suiça, talvez a Alemanha também, embora ache os alemãs muito seletivos e prepotentes. Os alemãs se julgam muito superiores os demais mortais desse planeta. Além do mais, não acho as mulheres alemãs bonitas, parecem um guarda-roupa. Países altamente civiiizados. Não tenho interêsse em conhecer os EUA, porque o acho uma colcha de retalhos muito grande, muita riqueza mas também muita pobreza convivendo juntos e separados. Mas a idéia que tenho da Suiça e da Suécia é uma idéia de paises não só altamente desenvolvidos como muito homogêneos e com uma distribuição de renda muito boa. Talvez haja justiça social de verdade lá. Quem sabe?Mas, o que tem a ver isso com televisão? Tem a ver também, mas com muitas outras coisas, queria ter uma base de comparação, uma base boa, comparar esses países e seu povo com o Brasil e seu povo. Será que a ilusão na Suiça ou Suécia é melhor do que a ilusão no Brasil? Provavelmente sim. Ou talvez não, não sei, só indo lá.
Sabe, não me importo muito em viver na ilusão. Desde que eu saiba que é uma ilusão. Mas já que não sei quanto tempo ainda vou viver nela, gostaria de viver numa ilusão melhor. Uma ilusão na Suiça ou na Suécia.
Como deve ser o nível cultural e educacional deles vis-a-vis, Brasil?
Como deve ser as mulheres suecas e suiças? Será que elas são quentes, frias, mornas ou geladas?
Será que eles jogam papéis, plásticos, latinhas e preservativos nas ruas?
Será que eles assistem muita televisão?
Será que eles têm Big Brother Sueco ou Suiço?
Será que os políticos deles são tão corruptos como os nossos?
Será que eles têm uma carga tributária tão grande como o Brasil? Será que eles tributam material escolar e remédios em quase 50% ?
Será que o povo sueco ou suiço é tão ignorante como o nosso?
Não vejo nada de ruim ser noticiado nesses países.
Talvez eu precisasse disso, conhecer a Suécia e a Suiça para curar essa minha desesperança, essa minha má vontade, essa minha tristeza com essa gente brasileira. Passar uns dias lá, namorar uma sueca ou suiça de olhos azuis e alvas como uma alma imortal. Uma namorada não competitiva, não feminista, apenas mulher.
Sei que muitos brasileiras(os) não vão gostar de ler esses meus desejos tão impatrióticos. Afinal, eles dizem que Deus é brasileiro.
Mas quem sabe esse meu cansaço que ninguém entende não seria um cansaço só do Brasil e de seu povo e não do mundo.
Sabe, se você fica muito tempo exposto a mediocridade, a idiotice da tv, a ignorância, a corrupção, a impunidade, a hipocrisia, ao medo, a mentira, aos jornais, a internet, etc...Você fica cansado.
E depois da Suiça e da Suécia, talvez vá ao Tibet e Botão. Será que lá também tem mulheres bonitas ?
Espero que quando eu viajar para a Suécia e Suiça meu ego fique aqui no Brasil.
(Paulo Cesar de Oliveira)
