sábado, 31 de agosto de 2013

VOU EMBORA AGORA


Vou embora agora

vou  para o céu,

voar com as águias

vou para as matas,

dançar com o vento

fluir como um rio

e cantar com os pássaros

vou colocar meus pés no chão

sentir a terra úmida e quente

energizar meu coração

vou buscar meu apoio natural

descarregar minha mente

vou me encontrar com os Elementais

conversar com as Salamandras

beber vinho com os Gnomos

vou perguntar ao tatu

porque ele vive debaixo da terra

visitar minha bruxinha

quero caminhar sentindo o cheiro do 

mato

vou procurar a entrada

da Terra Oca e Agharta

vou montar no meu cavalo

e procurar por Deus

porque Ele não está nas cidades



(©31-08-2013 – Paulo Cesar de Oliveira)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O ASSINALADO


Tu és o louco da imortal loucura,

 

O louco da loucura mais suprema.
 
A Terra é sempre a tua negra algema, 

Prende-te nela a extrema Desventura
.
Mas essa mesma algema de amargura,
 
Mas essa mesma Desventura extrema 

Faz que tu’alma suplicando gema
 
E rebente em estrelas de ternura.

Tu és o Poeta, o grande Assinalado
 
Que povoas o mundo despovoado,
 
De belezas eternas, pouco a pouco…

Na Natureza prodigiosa e rica 

Toda a audácia dos nervos justifica
 
Os teus espasmos imortais de louco!


CORAÇÃO QUE VAGA NO MUNDO


Ah! As mulheres!

sempre elas

as loucuras que você fez

pelo amor de uma 

mulher

coração vagabundo

você chegou perto d

fim do mundo


Ah ilusão!

quanto de você contém 

uma paixão

cem por cento?

menos?

tá bom!


Ah teimosia!

ainda buscas?

coração vagabundo

um amor nesse mundo

já sabes pelo menos o que buscas?


Ah poeta!

se pelo menos você encontrasse

nas tuas palavras

a tua musa inspiradora

você até poderia finalmente

descansar

e depois morrer feliz em paz


Ah sonho meu!

Quanto de você sou eu?



(©30-08-2013 – Paulo Cesar de Oliveira)

QUATRO ANOS DEPOIS O ESTRANHO SENTIMENTO AINDA CONTNUA

Agora que se aproxima o dia de amanhã quando  vou tirar umas férias com tempo indeterminado desse blog e da vida virtual, estava revendo o início desse blog. Minha primeira postagem ocorreu em março de 2009, portanto, mais de quatro anos atrás e foi um poema de Álvaro de Campos, um dos heterônimos  de Fernando Pessoa. 

Naqueles dias o nome do blog era “ESTOU CANSADO” e esse poema de Fernando Pessoa tinha justamente o mesmo nome. Porque me identifiquei totalmente com esse poema de Pessoa. Depois troquei o nome do blog para o atual, mesmo continuando cansado (até por isso, essas longas férias da vida virtual).

Na tarefa de postar coisas atuais, quase que diariamente, acabei esquecendo ou não tendo tempo de visitar meu próprio blog nas suas postagens mais antigas, haja vista que um dos objetivos desse blog é que eu guardasse, arquivasse aqui para consulta e pesquisa os meus poemas, escritos e textos, artigos, poemas que selecionei de vários poetas famosos ou não e que me leram (gostamos de um poema quando ele lê a gente em vez da gente o ler), etc...

Mas também há até hoje uma motivação e um objetivo de ter feito o blog, foi guardar os melhores textos que li sobre “Um Curso Em Milagres – UCEM”. Guardar e COMPARTILHAR com vocês. Imaginei  que sendo o UCEM um ensinamento muito difícil para nossas mentes racionais e egoicas, seria uma forma de disponibilizar para outras pessoas, pelo menos apresentar o Curso. O resto (na verdade nem posso chamar de “resto”), o fundamental fica a cargo Daquele a quem Deus deu essa tarefa de ensinar, o Divino Espírito Santo. Pois funcionou assim comigo e acho que é assim que funciona o Curso. Quem ensina o Curso é Ele.

E enquanto revia as primeiras postagens no início do blog encontrei um poema meu que havia postado e esquecido. Reli e gostei muito , pois ainda está atual para mim. Vou postá-lo de novo agora. É um poema que fiz em em agosto de 2009:


Estranho sentimento
Que me traz paz, alegria e esperança
Mas de repente fica tão frágil.
Como um rico e fino vaso chinês.
Ontem eu estava feliz, hoje já não sei.

No vazio dessa busca,
Onde já nem sei quem sou nem o que busco,
Vagueio como um peregrino, senhor de um coração partido.

Ó meu Guia!
Una-se a mim e me dê a certeza de onde vou.
Já não posso mais andar com a multidão.
Não posso mais ser escravo de uma simples paixão.

Ainda há sinal de lágrimas nos meus olhos.
Herança da minha última ilusão.
Segura a minha mão!
Liberte-me da confusão dos meus dias.

Vaguei por muitos caminhos,
Perseguindo mulheres e sonhos que me atraiam,
E elas não me levaram a nenhum lugar.
Eu agora quero reter esse pequeno momento em teu peito,
Esse único instante, porque é santo.

Agora quero ouvir tuas palavras no meu silêncio,
Ó meu Guia!
Põe fim a minha busca
Estou apenas esperando o Teu amor.

Sim, o teu peregrino está cego.
Segura a minha mão!
Eu ainda me encontro sozinho Contigo.

(Paulo Cesar de Oliveira © 01.08.2009)


A MENSAGEM ESPIRITUAL SUBJACENTE DE MATRIX


O tema principal desse texto é justamente uma coisa de que falo muito, a ilusão desse mundo. Cito a palavra ilusão muitas vezes nos meus poemas e escritos.

Mas antes de entrar no texto propriamente gostaria de mencionar que nos dias de hoje, a física quântica pode efetivamente provar que  a cadeira na você está sentado, ou a cama na qual você está deitado, enquanto lê este blog, não é “real”. Todos os objetos físicos são amálgamas muito instáveis de átomos que na verdade desafiam as restrições do espaço. Nossa consciência determina que eles sejam sólidos. A ciência já provou para si mesma que as expectativas do observador efetivamente influenciam o resultado “objetivo” da experiência.

Agora vamos falar de Matrix.

Não é a primeira vez que falo do filme Matrix aqui no meu blog. Esse filme foi um marco na indústria do cinema mundial, dominada pelos EUA.

Matrix é um filme metafísico de ação e suspense brilhantemente concebido e elaborado. Superficialmente, é um mais um filme de ação de ritmo acelerado e repleto de efeitos visuais. Mas debaixo da superfície, está presente uma mensagem metafísica de tirar o folego, quase sem precedentes nas grandes produções de orçamentos milionários de Hollywood.

Esse filme pede nada menos que o expectador aceite o conceito que a vida que estão vivendo não é real. A essência de Matrix é que estamos vivendo uma ilusão, que toda a estrutura da nossa vida cotidiana é uma ilusão elaboradamente construída.

Para mim isso não é nenhuma surpresa, ou seja, o fato que vivemos uma ilusão. Quem acompanha meus poemas aqui e alguns textos sabe que a palavra ilusão é empregada por mim diversas vezes. Perdi a conta de quantas vezes já disse que esse mundo é uma ilusão. Pois é, Matrix também diz isso, só que eu venho dizendo antes do aparecimento do filme, simplesmente porque sou um estudante do UCEM desde 2001 e desde essa época me convenci que o mundo que vivemos é uma ilusão.

Mas a descoberta da mensagem espiritual subjacente foi deixada para a plateia, e isso é ótimo. O filme foi produzido, e o recado está lá: a realidade é subjetiva, não objetiva.

Neo, o personagem principal, interpretado por Keanu Reeves, é um homem que busca algo que não consegue identificar (esse cara está parecendo comigo). Não sabe por que anseia tanto por encontrar Morpheus, interpretado  por Laurence Fishburne, mas está obcecado pela busca.

Quando Morpheus, efetivamente entra em contato com Neo, e os dois se encontram, descobrimos que Matrix “está à nossa volta, que ela é a venda que foi colocada sobre nossos olhos para nos deixar cegos diante da verdade. Estamos vivendo aprisionados em nossa própria mente. A Matrix não pode ser descrita por outras pessoas. Precisamos vê-la por nós mesmos”.

Cara! Desculpe-me, leitores e leitoras, me empolguei, isso é a nossa própria vida, e a vida dos seres humanos nesse planeta e que muitíssimos poucos percebem. Isso é o Brasil. Isso é o mundo, é esse planeta. Nós somos a Matrix! Nós estamos dentro da Matrix. A Matrix é aqui. Ainda não perceberam isso não? As vendas nos olhos estão aí, bilhões de vendas, de todos os tipos, tamanhos, cores, formatos...E o pior, só você pode perceber isso. E a multidão, o povão não percebe, só os loucos e os poetas, sabem, conhecem a ilusão do mundo, e agora os cientistas e os metafísicos estão, finalmente, confirmando os poetas e os loucos.

Continuando a contar mais um pouco da essência do filme. Neo, acredita que está vivendo em 1999, mas na verdade ele se encontra pelos menos uns 200 anos adiante. Nesse ínterim, a humanidade desenvolveu uma forma avançada de inteligência artificial que posteriormente gerou uma raça de máquinas cuja existência, segundo pensávamos, dependia da energia solar. Essas máquinas começam a dominar o mundo, e os humanos julgando possuir a resposta para eliminá-las começam a incendiar o céu, para desligar seu poder. Sem se deixar intimidar, as máquinas descobriram uma maneira de extrair energia do nosso corpo e também conseguiram desenvolver seus próprios seres humanos.

Leitores, eu consigo enxergar tanta mensagens espirituais subjacentes nessa história. Eu consigo ligar isso a tanta coisa. Bem mais vamos concluir isso.

Matrix questiona a natureza da realidade. O QUE É REAL? Essa é a mensagem crucial do filme. Nós simplesmente, não temos como saber.

Quando Neo é, por fim, conduzido à Matrix, descobre que a vida que percebia nada mais era do que um programa elaboradamente concebido (parece até o grande amor da nossa vida, né mesmo). A Matrix não é o “mundo real”. O mundo real é algo completamente diferente. Máquinas conscientes vão em busca daqueles humanos que descobrem o segredo (são poucos heim) e estão procurando a localização da única “cidade real” que resta. Ela se chama “Zion” e está situada no núcleo da Terra.

O restante do filme gira em torno da lenta compreensão de Neo do que ele é “o” destinado a salvar a humanidade. Profetizado por um oráculo, ele é a reencarnação do primeiro  homem que começou a descobrir a verdade sobre Matrix. Assim, também há um messias nesse novo mundo.

Mas o importante é a mensagem poderosa e um fascinante avanço do cinema: O FILME FAZ A AUDIÊNCIA QUESTIONAR A NATUREZA DO QUE CHAMAMOS REALIDADE.

Nós somos a “MATRIX”.

(© 30-08-2013 – Paulo Cesar de Oliveira)






quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COLEÇÃO DE CHARGES


Segue uma pequena coleção de charges para quem tem acompanhado algumas notícias atuais desse lugar que chamam de país Brasil. Não dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras?















OLIMPÍADAS GRÉCIA x BRASIL


Recebi um e-mail hoje com umas fotos, imagens, dos estádios e demais obras que foram realizadas em Atenas na Grécia, por conta das Olimpíadas de 2004, ou seja, 9 anos atrás. Estou sem paciência e tempo para postar aqui as imagens, mas o que se vê pelas imagens é tudo abandonado, destruído total ou parcialmente, com o mato tomando conta, a ferrugem e a depreciação de um modo geral.

Por conta dessa Olimpíada, na cidade histórica onde se iniciou esses jogos, passados nove anos, o país acumula uma dívida de 15 Bilhões de Euros.

Vai acontecer a mesma coisa aqui no Brasil. Lá em Atenas foi a Olimpíada, aqui no Brasil será a Copa do Mundo em 2014  e depois, dois anos depois em 2016, a Olimpíada no Rio de Janeiro. Com relação as gastos com a Copa em 2014, a último número que li é que ela vai custar ao país 26 Bilhões de Dólares americanos, a mais cara de todas as Copas.

Aliás, acho o povo grego um pouco parecido com o Brasil, no aspecto do temperamento e corrupção, principalmente. Eles estão mais "ferrados" do que a gente porque possuem menos extensão territorial, não sei se são suficientes em petróleo. A favor deles em relação a esse país tupiniquim aqui é que eles tem muita história para contar, é um povo antigo.

Mas eu ainda acho que o Brasil tem os piores políticos do mundo e o povo mais acomodado e covarde.

Falando nisso, e o Gigante? Voltou a dormir em berços esplêndidos?

(PCO)

O MELHOR HORÁRIO PARA CONVERSAR COM DEUS


O melhor horário para se conversar com Deus é de madrugada, entre 2 e 4 horas da manhã. Quem disse isso? Eu mesmo. Eu diria que a minha melhor intuição, inspiração, meus melhores textos e poemas, foram escritos nesse horário, quando “perdi o sono”. Exatamente como estou fazendo agora, pois nesse momento enquanto escrevo, dou uma olhada aqui embaixo no canto direito da tela do notebook e vejo que são 03:38nhs dessa quinta-feira, dia 29 de agosto de 2013.

Muitos de vocês são novos e provavelmente não  perceberão isso, além do que o fato principal é que acordam cedo para trabalhar e estudar e não costumam acordar de madrugada para conversar com Deus. Isso é compreensível, é a vida agitada e corrida do dia a dia, em busca do pão nosso de cada dia.

Muitas pessoas pensam que é nas igrejas, sinagogas e templos que se conversa com Deus. Pode até ser, mas não é o lugar e o melhor horário para OUVIR Deus.
Não sei se vocês estão me compreendendo, mas devo continuar.

Já repararam que os idosos acordam muito de madrugada e perdem o sono? Quem convive com idosos em casa já percebeu isso? Sabe por quê? Claro que existe uma explicação física, mas tudo, tudo mesmo, que ocorre no corpo físico é proveniente da mente, origina-se na mente, o corpo obedece cegamente a nossa mente, nossas doenças tem origem na nossa mente. Isso já não é segredo para ninguém. Há milhares de livros falando disso e alguns até best sellers. A verdadeira razão pela qual os idosos perdem o sono nas madrugadas é pelo fato de que eles têm mais necessidade desse diálogo silencioso com Deus, observe a palavra “silencioso” que usei aqui. É com o silêncio externo e principalmente interno que se OUVE Deus. Com a oração e principalmente os pensamentos, nós FALAMOS com Deus, mas é com o SILÊNCIO  que OUVIMOS Deus. Por isso as madrugadas, quando a cidade barulhenta dorme.

Nos Mosteiros, no Oriente, as meditações costumam ser feitas de madrugada. Os monges, sacerdotes, os grandes religiosos, os gurus, homens santos, etc, já se acostumaram com a rotina de acordar de madrugada para meditarem. Meditar é a melhor maneira de OUVIR Deus.

Me lembrei agora de uma música do Gilberto Gil de 1980  que se chama: “Se eu quiser falar com Deus”

“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus...”

É de madrugada que estamos assim, como diz a letra dessa música.

Para finalizar. Eu usei a palavra Deus aqui nesse texto para facilitar a compreensão, mas na verdade CONVERSAMOS mesmo é com o ESPÍRITO SANTO.

Bem, agora já posso voltar para a cama e continuar meu sono interrompido. Que horas são? 04:21 hs.  Bom dia!


(©29-08-2013 – Paulo Cesar de Oliveira)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EU APENAS QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE



Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé
Eu apenas queira que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda (Roda da Vida)
E não teme o corte de novas feridas
Pois tem a saúde (mental) que aprendeu com a vida
Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo presa na poeira


São tantas coisinhas miúdas
Roendo, comendo
Arrasando aos poucos
Com o nosso ideal
São frases perdidas num mundo
De gritos e gestos
Num jogo de culpa
Que faz tanto mal
...
Não quero a razão
Pois eu sei
O quanto estou errado
E o quanto já fiz destruir
Só sinto no ar o momento
Em que o copo está cheio
E que já não dá mais
Pra engolir...
Veja bem!Eu busquei
A palavra mais certa
Vê se entende
O meu grito de alerta


É o amor agitando o meu coração
Há um lado carente
Dizendo que sim
E essa vida dá gente
Gritando que não...



(Gonzaguinha)

QUEM SOMOS NÓS


Documentário feito em 2004 que tem como foco a física 

quântica. Título original "What the Bleep Do We Know".


Os tópicos discutidos em Quem Somos Nós, incluem 


neurologia, mecânica quântica, psicologia, epistemologia, 

ontologia, metafísica, pensamento mágico e espiritualidade.

Muitos físicos quânticos dizem que tem muito ainda o que 


revelar sobre a física quântica, pois é uma ciência incerta, 

baseada somente em teorias, mas muitas possibilidades 

reais que não podem ser ignoradas pela ciência tradicional, 

que normalmente costuma ignorar o que é considerado 

irracional.


http://www.youtube.com/watch?v=CT-zUnpuGgM

RELAÇÃO MODERNA


Enviado por Fernando Moreira - 
27.08.2013
 |

Quenianos fazem contrato para dividir mulher

Dois homens de Kisauni (Quênia) assinaram um contrato para dividirem uma mulher. Os dois resolveram fechar um acordo por escrito após descobrirem que mantinham um caso com a mesma mulher havia quatro anos.
Contrato assinado pelos quenianos / Reprodução-YouTube(ntv)
Mas não foi fácil e precisou da intervenção da polícia, depois que os dois homens brigaram ao descobrir que tinha algo em comum

"Ouvi pessoas brigando e fui verificar. Eu me surpreendi ao ver dois homens disputando uma mulher, que é viúva e tem gêmeos. Tentei resolver a questão, mas eles se recusaram. Os dois afirmavam que não podiam viver sem a mulher", comentou Adhalah Abdulrahman, policial local.

Quando o policial pediu que a mulher se decidisse por um dos dois amantes, ela se recusou. Foi então que surgiu a ideia do contrato, pelo qual Sylvester Mwendwa e Elijah Kimani acertaram a divisão do amor, de acordo com o "Daily Nation". 

De acordo com o documento assinado pelos três, Sylvester e Elijahrespeitarão uma escala de permanência na casa da mulher e serão obrigados a criar os filhos da amada.

PUTA QUE PARIU BRASIL - ULTRAJE A RIGOR


Hoje, quando li a notícia abaixo, que diga-se de passagem, não é nenhuma surpresa, era até esperado, pois o cara saiu fugido do país, e com muita grana roubada, quase tudo depositado lá fora, mas, então quando li a notícia, me lembrei dessa música aí embaixo do Ultraje a Rigor:

http://www.youtube.com/watch?v=PdbylQIuEts



Enviado por Ricardo Noblat - 
28.8.2013
 |
GERAL

Ricardo Teixeira pede residência em Andorra

Jamil Chade, Estadão
O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira (foto abaixo), pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça.
Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal. Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros.





terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENVELHECI CEDO NA CIDADE


Muito interessante o 

que acabei de perceber: 

mundo andou tão 

rápido nos últimos anos 

que eu acabei ficando

velho antes do tempo.

 Ainda nem 

completei 60 anos e já 


sou um ancião. Um ser  ultrapassado, 

descartável,  inútil, ignorado e 


desrespeitado por todos, sem exceção. De repente 
  

fiquei mais velho do que meu pai que faleceu 


somente há 4 anos atrás logo após completar 


89 anos.


Agora a GERAÇÃO DE MERDA (18 a 30 anos) 


quer que eu pegue os meus valores e jogue no lixo, 


assim de uma hora para outra. Não vou 


fazer isso, 


não consigo implodir um prédio desse


tamanho somente com bombinhas de São João.




Mas eu já tenho a solução para mais esse desafio


que se coloca na minha frente. Farei isso antes de


ter que andar armado até os dentes em casa e nas


cidades, pois a GUERRA URBANA já bate à 

porta. Eu vou mudar para um lugar onde não haja

seres humanos além de mim (que nem cem por 

cento humano sou). Um lugar habitado só por

animais “irracionais” como eu. Esse lugar existe

sim e fica aqui nesse planeta mesmo.


Gente! Pensem...O que um velho como eu, que 


nunca bebeu (a não ser umas taças de vinho tinto


francês sagrado), nunca fumou um baseado, 


nunca cheirou um pó, não gosta de funk, não vê


televisão e ainda por cima escreve coisas 


estranhas e chama de poemas, o que um velho 


desses vai fazer aqui no 


mundo virtual, surreal, racional, nacional, legal,


e o escambau? NADA ! Morri !



A propósito, li hoje um guru dizer que existem 


108 Dimensões no Universo e que essa aqui que 


vivemos é só a Terceira, abaixo de nós só os 


animais.


Eu não sei se são 108 mesmo, meus estudos 


metafísicos e meus contactos imediatos de todos os


graus indicam que são 144 Dimensões.


Mas o que tenho certeza mesmo é que 


vivemos na Terceira Dimensão e que os


os animais não estão abaixo de nós. Eles estão 


acima. 


© 27-08-2013 – Paulo Cesar de Oliveira